quarta-feira, 25 de junho de 2008

Inovador...

Torre giratória apresentada em Nova Iorque

Com cerca de 400 metros de altura, as Torres Giratórias vão ter 80 apartamentos em constante movimento. Os dois primeiros empreendimentos vão ser construídos no Dubai e em Moscovo.

Nova Iorque poderá ser a cidade escolhida para a construção de uma terceira torre
Imagine como seria viver num edifício onde os apartamentos estão em constante movimento. Em 2010 aquilo que podia ser um cenário de filme de ficção científica vai passar a ser uma oportunidade real, com as Torres Giratórias que vão ser construídas no Dubai e em Moscovo. Os empreendimentos foram ontem apresentados ao público em Nova Iorque.

Cada torre giratória, com cerca de 400 metros de altura, vai conter 80 andares movíveis. Cada apartamento terá 1200 metros quadrados, com espaço adicional para estacionamento, e girará de forma independente, o que faz com que a torre mude constantemente de forma.

O empreendimento foi idealizado pelo arquitecto italiano David Fischer, 58 anos, cuja formação em arquitectura teve lugar em Florença. As duas primeiras torres giratórias vão ser construídas no Dubai e em Moscovo, com conclusão prevista para 2010.

A pensar nas preocupações ambientais, o empreendimento vai ser ecológico e independente em termos energéticos, com a possibilidade de auto-abastecimento através de um sistema de turbinas eólicas ajustadas em cada casa. A torre do Dubai vai ser o primeiro edifício a ser totalmente erguido a partir de peças pré-fabricadas, sendo os apartamentos construídos individualmente numa fábrica. Cada uma das casas vai ter um sistema independente de canalização, ar condicionado e instalação eléctrica.

De acordo com o arquitecto David Fisher a terceira torre deverá ser construída em Nova Iorque. Contudo, tanto a Alemanha, como a Suiça, a Itália e o Canadá poderão vir a ter torres giratórias no futuro, uma vez que já há investidores interessados no projecto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois da construção adorava passar lá uns dias. Imaginar a casa sempre em movimento!!!!!

Vamos lá ver se Portugal vai ser contemplado com uma.....não me parece...mas sonhar não paga imposto...ainda :)