terça-feira, 17 de junho de 2008

Dia Mundial ....



Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação

Celebra-se hoje, 17 de Junho, o Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação. Este ano o tema é "Lutar contra a degradação da terra para uma agricultura sustentável".

O dia 17 de Junho representa uma ocasião única para recordar que a desertificação não é uma fatalidade, que existem soluções, e que pode ser combatida eficazmente pelo reforço da participação das comunidades e a cooperação a todos os níveis.

A desertificação é definida como um processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-húmido seco.
O problema foi detectado nos anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreram no oeste americano. Muitas outras situações consideradas como graves problemas de desertificação foram sendo detectadas ao longo do tempo em vários países do mundo: América Latina, Ásia, Europa, África e Austrália oferecem exemplos de áreas onde o homem, através do uso inadequado e/ou intensivo da terra, destruiu os recursos e transformou terras férteis em desertos ecológicos e económicos.

Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa segundo as últimas análises realizadas pela Agência Espacial Europeia e pela Desert Watch, tornadas públicas por ocasião da comemoração hoje do Dia Mundial da Luta Contra a Desertificação. análise da AEE, feita com base em imagens obtidas pelo seu sistema de satélite e que destaca ainda a desertificação em Itália e na Turquia, insere-se num projecto que está a ser desenvolvido em conjunto com a Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (UNCCD).
A desertificação é uma das formas mais alarmantes de degradação do ambiente.
Ameaça a saúde e os meios de subsistência de mais de um bilhão de pessoas. E estima-se que, todos os anos, a desertificação e a seca causem uma perda da produção agrícola da ordem dos 42 bilhões de dólares.

artigo baseado nos sites:
www.agroportal.pt

Sem comentários: