sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dia Mundial ....

Dia Mundial do Refugiados




Comemora-se a 20 de Junho o Dia Mundial do Refugiado. Foi divulgado no dia 17 de Junho de 2008 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), António Guterres, um relatório apontando que o número de refugiados sob os cuidados do órgão cresceu pelo segundo ano consecutivo e atingiu um recorde de 37,4 milhões, o maior número desde 1951, quando as estatísticas começaram a ser feitas.



Entre 2006 e 2007, o número de refugiados expatriados sob a responsabilidade da Acnur subiu de 9,9 milhões para 11,4 milhões, enquanto o de refugiados dentro de seus próprios países passou de 24,4 milhões para 26 milhões. No total, o Acnur estima que existam no mundo 67 milhões de refugiados, se incluídos na conta os 4,6 milhões de Palestinos sob responsabilidade de uma agência da ONU específica para a região e os 25 milhões de refugiados por conta de desastres naturais, que ficam sob os cuidados de outros órgãos da ONU.
Segundo este órgão, há cerca de 3 milhões de afegãos vivendo fora de seu país natal, a maior parte deles no Paquistão e no Irã, e outros 2 milhões de iraquianos no exterior, principalmente na Síria e na Jordânia. Conflitos armados e violações graves dos direitos humanos na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, na Somália e no Sudão também fizeram surgir refugiados em 2007, ao passo que muitas pessoas foram repatriadas para o Sudão, a Libéria e o Burundi no mesmo período.
A Colômbia registrou ainda um grande número de pessoas expulsas de suas casas no ano passado.
O Acnur disse que o Paquistão era o país que mais recebia refugiados no mundo, e isso em especial por causa de sua proximidade do Afeganistão, onde combatentes do Taliban vêm travando uma guerra contra as forças da coalizão liderada pelos EUA e que os tirou do poder em 2001.
A Síria, o Irã, a Alemanha e a Jordânia eram os próximos na lista dos países que mais recebem refugiados, seguidos pela Tanzânia, pela China, pela Grã-Bretanha, pelo Chade e pelos EUA, disse o relatório.




Fonte:

http://www.parceria.nl/atualidade/organizacao/oi070419_Onu

revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp?materiaId=6041&secaoId=15227 -

Sem comentários: