“As duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens.”
“O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida.”
Alberto Einsten
domingo, 29 de junho de 2008
Livro da semana
Geneticamente Fúteis
«Conto tudo porque estou farto desta gente hipócrita que vive no luxo rodeada de mentiras e a enganar os pobres de espírito deste Portugal dos pequeninos. E se não querem saber não comprem, porque daqui só levam verdade, ou não fosse eu Bastos, Paulo Bastos!» No dia em que Paulo Bastos, o mais temido e popular cronista social, aparece misteriosamente morto no seu apartamento, o mundo dos famosos entra em estado de choque. Quem terá silenciado o jornalista que anunciava na sua última crónica que ia contar tudo sobre as mais famosas tias de Portugal?
Teresa Campos, directora da revista Rosto; Marta Barros, uma lojista aspirante social e amiga de Alexandra Drummond, uma relações públicas nascida em berço de ouro e lésbica; Helga Carvalhosa, capaz de tudo para aparecer na capa de uma revista e Bibi Galvão, a tia mais antiga de Portugal, que tenta esconder as dívidas que acumula, perante o olhar crítico do filho. Todas viram Paulo Bastos na noite em que morreu. E todas escondem um segredo. Alfredo Rocha, inspector de polícia, tem a difícil tarefa de descobrir o assassino.
Cláudio Ramos apresenta-nos Geneticamente Fúteis, um retrato social, onde o mistério e a intriga se cruzam com uma crítica mordaz ao mundo do social de que o próprio autor faz parte. Trata-se de um exercício de reflexão sobre o universo cor-de-rosa português - das festas, aos casamentos, das revistas, aos vestidos -, feito com humor e ironia.
sábado, 28 de junho de 2008
Sem Comentários
Dentistas fazem saldos
Clínicas dentárias em todo o país estão a praticar preços reduzidos para não ficarem vazias. A crise 'bateu à porta' dos dentistas e muitos até já fazem tratamentos gratuitos.
As tabelas económicas são comercializadas por seguradoras que aliciam os beneficiários com os 'saldos' e os profissionais com uma rede de clientes. A Ordem dos Médicos Dentistas garante que estas apólices são ilegais e entregou hoje documentos em várias entidades do sector.
O número de doentes não chega para os mais de cinco mil dentistas a trabalharem em Portugal e todos atribuem as culpas ao número excessivo de faculdades e de recém-licenciados que todos os anos chegam ao mercado. Muitos já optam por emigrar.
In Expresso online de 27 de junho 2008
Para Pensar...
A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela.
Max Frisch
No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.
LONGFELLOW, Henry Wadsworth (1807-1882)
A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem. -
Horace Walpole
"Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender..."
Richard Bach - Ilusões
O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
Roosevelt
Faça o que pode, com o que tem, onde estiver.
Roosevelt
Max Frisch
No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.
LONGFELLOW, Henry Wadsworth (1807-1882)
A vida é uma comédia para os que pensam e uma tragédia para os que sentem. -
Horace Walpole
"Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender..."
Richard Bach - Ilusões
O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.
Roosevelt
Faça o que pode, com o que tem, onde estiver.
Roosevelt
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Sem Comentários
Brasileiro Alcides quase "custou" seis pontos ao Benfica
No dia em que irá decorrer uma Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, é notícia em praticamente toda a imprensa nacional o "caso" Alcides. Em causa está um processo que opunha os "encarnados" e o América, clube brasileiro que reclamava 113 mil euros ao clube da Luz, no âmbito do mecanismo de solidariedade que abrange os clubes formandos, referente à transferência do defesa para o PSV, em Janeiro de 2007. Como o valor não foi pago, a FIFA ordenou a Federação Portuguesa de Futebol a aplicar a perda de seis pontos ao Benfica.
O clube da Luz esteve na iminência de perder seis pontos referentes ao campeonato da época transacta por deliberação da FIFA. No entanto, e de acordo com a imprensa nacional desta quinta-feira, após sete meses de reclamações, os "encarnados" pagaram os 113 mil euros ao América e evitaram a sanção. Tal como explica o Diário de Notícias, em causa estão os direitos de formação do brasileiro Alcides e o mecanismo de solidariedade que prevê que todos os clubes por onde um futebolista jogou entre os 12 e os 23 anos têm direito a uma percentagem de uma futura transferência.Em Janeiro de 2007, o defesa foi transferido para o PSV e o América reclamou ao Benfica uma quantia na ordem dos 113 mil euros, dívida que se foi arrastando até a FIFA ter ordenado a FPF a aplicar a perda de seis pontos, ameaçando mesmo com graves punições que podiam atingir as Selecções nacionais. Para além disso, caso o clube da Luz não cumprisse com o que devia até 17 de Julho, o América iria pedir à FIFA que obrigasse a FPF a relegar os "encarnados" para a divisão inferior.Perante a situação, o Benfica pagou o que devia ao clube brasileiro e enviou o comprovativo para a FPF que, por sua vez, o remeteu para a FIFA. O processo ficava assim fechado no início desta semana. Agora, e de acordo com o apurado pela rádio Renascença, os "encarnados" vão acusar a FPF de fuga de informação, em prejuízo da imagem do clube, precisamente no dia em que está agendada uma Assembleia Geral Extraordinária.
Inédito...
Microsoft adquire portuguesa Mobicomp
A Microsoft anunciou que está a negociar com a Mobicomp a compra da empresa portuguesa de soluções de mobilidade. O investimento é um dos mais importantes de sempre realizado pela Microsoft em Portugal. A Mobicomp não estava à venda, mas acabou por considerar o negócio em resultado da forte pesquisa internacional, admitiu ao TeK Carlos Oliveira, CEO e fundador da empresa de Braga. "Achamos que é uma ampliação do que fizemos nos últimos oito anos", refere, adiantando que o negócio com a Microsoft foi iniciado ainda em Janeiro. Nuno Duarte, director-geral da Microsoft Portugal, diz que a intenção é adquirir a totalidade do capital da Mobicomp e com a operação integrar o centro de investigação e desenvolvimento em mobilidade, um dos maiores fora dos Estados Unidos, embora a empresa já possua centros de I&D nesta área em vários países, como a China e o recentemente criado em França para a área de entretenimento móvel.
O negócio deverá estar fechado dentro de duas a três semanas, sendo o maior investimento de sempre em Portugal da Microsoft em Portugal. Os pormenores estão ainda a ser negociados, entre os quais o valor financeiro da aquisição. O centro de I&D vai manter-se nas actuais instalações da Mobicomp, conservando a "maior parte ou a totalidade" das 40 pessoas que actualmente fazem parte da equipa da empresa, adianta Nuno Duarte.
Segundo o director-geral da Microsoft em Portugal, a aquisição mostra que "o mercado português tem condições para as empresas gerarem produtos inovadores à escala mundial". Esta é uma "aquisição de talento e uma aposta na inovação em Portugal", onde a Microsoft tinha já revelado uma dinâmica com a criação em 2003 do centro de suporte telefónico europeu e, em 2005, com a criação do primeiro centro de I&D fora dos Estados Unidos na área da linguagem natural, referiu em conferência de imprensa. As condições que o mercado português tem criado de aposta na tecnologia e a capacidade da subsidiária de atrair e desenvolver talento permite dar visibilidade na Microsoft Corporation de que Portugal é um bom sítio para adquirir talento e fazer desenvolvimento, justifica o director-geral da empresa. Novos voos para a MobicompRentável desde a sua criação, em 2000, a Mobicomp é vista como uma empresa de grande potencial, tendo registado receitas de três milhões de euros em 2007, tendo crescido 100%. Apesar de outras sondagens para aquisições os sócios fundadores e os investidores nunca consideraram vender a empresa. Carlos Oliveira adiantou à margem da conferência de imprensa que "o negócio não foi feito por uma questão financeira. Essa é importante mas não fundamental", revelando que "essa foi a parte mais fácil de negociar" mas sem adiantar valores. Ao TeK o Ceo da Mobicomp afirma que nas negociações não abedicaria da localização do Centro de I&D em Portugal por considerar que dificilmente conseguiria manter o mesmo talento concentrado que tem actualmente a Mobicomp, mas que o alinhamento estratégico é também fundamental. "O cenário proposto pela Microsoft é uma oportunidade enorma de amplificar a visão e o impacto da tecnologia e de fazer crescer o talento [da Mobicomp]", explicou. Carlos Oliveira não esconde que este é um desafio, mas a perpectiva de influenciar o que se vai passar neste mercado a nível mundial e de integrar uma área que a Microsoft definiu como estratégica são grandes aliciantes para toda a equipa da Mobicomp, que mostrou "que é possível, a partir de Portugal - e de Braga, não de Lisboa - criar uma empresa com o objectivo de atacar o mercado mundial.
26 de Junho ....
A 26 de Junho comemor-se_
Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfego Ilícito de Drogas
Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura
Dia Nacional do Multimédia
Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfego Ilícito de Drogas
Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura
Dia Nacional do Multimédia
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Recorde Mundial em leilão...
Obra de Monet bate recorde mundial em leilão
Le Bassin aux Nymphéas(O Lago dos Nenúfares), uma tela do pintor impressionista francês Claude Monet, foi vendida terça-feira à noite por 51,7 milhões de euros, num leilão da Chrisitie's em Londres, tendo batido o recorde mundial para uma tela do pintor. quadro foi adquirido pela consultora de arte Tania Buckrell Pos, presente na primeira fila da sala e que o comprou em nome de um coleccionador, cuja identidade não quis revelar.A leiloeira considerou a noite um grande sucesso, pois totalizou €182 milhões - o valor mais elevado a ser conseguido por um leilão de Arte na Europa - apesar de 15 dos 81 lotes terem ficado por vender e de alguns terem sido vendidos por valores abaixo das estimativas.
Para além de se ter tornado na obra de Monet mais bem vendida em leilão (o recorde anterior pertencia a A Ponte do Comboio de Argenteuil, arrematado no passado dia 6 de Maio por €26.7 milhões, na Christie's de Nova Iorque), Lago com Nenúfares é também a segunda obra de arte a ser mais bem vendida na Europa, suplantada apenas pelos €73.8 milhões que Matança dos Inocentes de Peter Paul Rubens conseguiu na Sotheby's em 2002.
Outras vendas notáveis da noite foram, Dançarinas na Barra, um raro pastel de Edgar Degas vendido por €17 milhões, Mulher Reclinada com Drapeados, uma escultura monumental de Henry Moore, por €5.2 milhões e que estabeleceu um novo recorde para o artista em leilão e As Flores de Natalia Goncharova, por €6,9 milhões, que para de ser um novo recorde para a pintora russa em leilão, é também o da mulher com a obra de Arte mais bem vendida em leilão.
fonte: www.expresso.pt
Inovador...
Torre giratória apresentada em Nova Iorque
Com cerca de 400 metros de altura, as Torres Giratórias vão ter 80 apartamentos em constante movimento. Os dois primeiros empreendimentos vão ser construídos no Dubai e em Moscovo.
Nova Iorque poderá ser a cidade escolhida para a construção de uma terceira torre
Imagine como seria viver num edifício onde os apartamentos estão em constante movimento. Em 2010 aquilo que podia ser um cenário de filme de ficção científica vai passar a ser uma oportunidade real, com as Torres Giratórias que vão ser construídas no Dubai e em Moscovo. Os empreendimentos foram ontem apresentados ao público em Nova Iorque.
Cada torre giratória, com cerca de 400 metros de altura, vai conter 80 andares movíveis. Cada apartamento terá 1200 metros quadrados, com espaço adicional para estacionamento, e girará de forma independente, o que faz com que a torre mude constantemente de forma.
O empreendimento foi idealizado pelo arquitecto italiano David Fischer, 58 anos, cuja formação em arquitectura teve lugar em Florença. As duas primeiras torres giratórias vão ser construídas no Dubai e em Moscovo, com conclusão prevista para 2010.
A pensar nas preocupações ambientais, o empreendimento vai ser ecológico e independente em termos energéticos, com a possibilidade de auto-abastecimento através de um sistema de turbinas eólicas ajustadas em cada casa. A torre do Dubai vai ser o primeiro edifício a ser totalmente erguido a partir de peças pré-fabricadas, sendo os apartamentos construídos individualmente numa fábrica. Cada uma das casas vai ter um sistema independente de canalização, ar condicionado e instalação eléctrica.
De acordo com o arquitecto David Fisher a terceira torre deverá ser construída em Nova Iorque. Contudo, tanto a Alemanha, como a Suiça, a Itália e o Canadá poderão vir a ter torres giratórias no futuro, uma vez que já há investidores interessados no projecto.
Com cerca de 400 metros de altura, as Torres Giratórias vão ter 80 apartamentos em constante movimento. Os dois primeiros empreendimentos vão ser construídos no Dubai e em Moscovo.
Nova Iorque poderá ser a cidade escolhida para a construção de uma terceira torre
Imagine como seria viver num edifício onde os apartamentos estão em constante movimento. Em 2010 aquilo que podia ser um cenário de filme de ficção científica vai passar a ser uma oportunidade real, com as Torres Giratórias que vão ser construídas no Dubai e em Moscovo. Os empreendimentos foram ontem apresentados ao público em Nova Iorque.
Cada torre giratória, com cerca de 400 metros de altura, vai conter 80 andares movíveis. Cada apartamento terá 1200 metros quadrados, com espaço adicional para estacionamento, e girará de forma independente, o que faz com que a torre mude constantemente de forma.
O empreendimento foi idealizado pelo arquitecto italiano David Fischer, 58 anos, cuja formação em arquitectura teve lugar em Florença. As duas primeiras torres giratórias vão ser construídas no Dubai e em Moscovo, com conclusão prevista para 2010.
A pensar nas preocupações ambientais, o empreendimento vai ser ecológico e independente em termos energéticos, com a possibilidade de auto-abastecimento através de um sistema de turbinas eólicas ajustadas em cada casa. A torre do Dubai vai ser o primeiro edifício a ser totalmente erguido a partir de peças pré-fabricadas, sendo os apartamentos construídos individualmente numa fábrica. Cada uma das casas vai ter um sistema independente de canalização, ar condicionado e instalação eléctrica.
De acordo com o arquitecto David Fisher a terceira torre deverá ser construída em Nova Iorque. Contudo, tanto a Alemanha, como a Suiça, a Itália e o Canadá poderão vir a ter torres giratórias no futuro, uma vez que já há investidores interessados no projecto.
Fonte: www.expresso.pt
Para Pensar...
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão...
Fernando Pessoa
Tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta é preciso dizer de novo.
André Gide
terça-feira, 24 de junho de 2008
A não Perder....
Ana Moura no Coliseu do Porto e Lisboa
PRÉMIO AMÁLIA NA CATEGORIA DE MELHOR INTÉRPRETE E NOMEAÇÃO PARA OS GLOBOS DE OURO CONFIRMAM A CONSAGRAÇÃO DA FADISTA Já não há dúvidas. Ana Moura vive o momento mais alto da sua carreira. 50 semanas consecutivas no Top de vendas nacional fizeram de “Para Além da Saudade”, o seu mais recente álbum, um dos mais bem sucedidos discos de fado de sempre. Ultrapassando a fasquia da Platina, com perto de 30 mil unidades vendidas, nomeada para a edição deste ano dos Globos de Ouro na categoria de Melhor Intérprete, anunciada já como vencedora do Prémio Amália, na mesma categoria, aplaudida pela crítica, acarinhada pelo público, dentro e fora do País, Ana Moura quer agora culminar o seu ano brilhante com um concerto. Assim, no dia 24 de Junho, no Coliseu do Porto e a 26 de Junho em Lisboa, Ana Moura apresenta um espectáculo com a emoção que só ela sabe impor e no qual vão desfilar os fados que a fizeram chegar a este patamar como uma das mais bem sucedidas fadistas da actualidade. A não perder!
Com Ana Moura sobem ao palco José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro (viola) e Filipe Larsen (viola-baixo).
Além dos temas de "Para além da saudade" Ana Moura vai passar em revista fados de referência dos álbuns anteriores designadamente "Não hesitaria um segundo" (TóZé Brito), ou "Porque teimas nesta dor" (Carlos Gonçalves/José Luís Gordo).
Além dos temas de "Para além da saudade" Ana Moura vai passar em revista fados de referência dos álbuns anteriores designadamente "Não hesitaria um segundo" (TóZé Brito), ou "Porque teimas nesta dor" (Carlos Gonçalves/José Luís Gordo).
Para Pensar...
Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.
Álvaro de Campos
Fernando Pessoa
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.
Álvaro de Campos
Fernando Pessoa
Porque hoje festeja-se o S. João
O S. João é uma festa popular, de origem pagã, que ocorre em várias cidades a 24 de Junho. As festas mais conhecidas ocorrem no Porto e em Braga. É uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelo de plástico usados para “bater” nas cabeças das pessoas que passam, os alhos porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para por na cara das pessoas que passam, o que é bastante desagradável, acreditem, existem os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, entre muitas outras. Em Braga destaca-se o desfile dos Zés-Pereira e no Porto o monumental fogo-de-artíficio.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Insólito
Maia: Não há grande felino à solta
As autoridades afastaram esta segunda-feira a hipótese de existir um felino de grande porte à solta em S. Pedro dos Fins, Maia, adiantando que os vestígios encontrados pertencem, provavelmente, a um gato bravo ou um cão.
João Loureiro, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), explicou que “não é nenhum leão, nem um tigre ou um leopardo. Se for um felino, é mais pequeno, como um gato bravo, mas inclino-me mais para que seja um cão”, desdramatizando a gravidade da situação.
Por sua vez, o director do Zoo da Maia, Carlos Teixeira, disse estar seguro de que não se trata de um felino de grande porte, mas que está de prevenção um técnico com uma arma com dardos para, se for necessário, adormecer rapidamente o animal.
'Há um conjunto de vestígios que identificam que anda lá um animal, mas pode ser tudo menos um felino, que andaria faminto à procura de comida, nunca de feno', afirmou Carlos Teixeira.
Também a Protecção Civil da Maia, pela voz do coordenador António Silva Lopes, que se mostrou céptico quanto à existência do felino, garantiu não ter sido encontrado nenhum animal nas batidas realizadas durante o fim-de-semana, afirmando que a “hipótese de haver lá um felino ou outro animal são as mesmas de não haver'.
O responsável admitiu ainda que se trate de 'uma brincadeira', mas 'porque não se pode ficar de braços cruzados' serão montadas, 4ª feira, no local, armadilhas para tentar capturar o animal.
João Loureiro, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), explicou que “não é nenhum leão, nem um tigre ou um leopardo. Se for um felino, é mais pequeno, como um gato bravo, mas inclino-me mais para que seja um cão”, desdramatizando a gravidade da situação.
Por sua vez, o director do Zoo da Maia, Carlos Teixeira, disse estar seguro de que não se trata de um felino de grande porte, mas que está de prevenção um técnico com uma arma com dardos para, se for necessário, adormecer rapidamente o animal.
'Há um conjunto de vestígios que identificam que anda lá um animal, mas pode ser tudo menos um felino, que andaria faminto à procura de comida, nunca de feno', afirmou Carlos Teixeira.
Também a Protecção Civil da Maia, pela voz do coordenador António Silva Lopes, que se mostrou céptico quanto à existência do felino, garantiu não ter sido encontrado nenhum animal nas batidas realizadas durante o fim-de-semana, afirmando que a “hipótese de haver lá um felino ou outro animal são as mesmas de não haver'.
O responsável admitiu ainda que se trate de 'uma brincadeira', mas 'porque não se pode ficar de braços cruzados' serão montadas, 4ª feira, no local, armadilhas para tentar capturar o animal.
In: http://www.correiodamanha.pt
Dia Mundial ....
DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
A língua portuguesa é, teoricamente, falada por 230 milhões de pessoas distribuídas por 8 países dos 4 continentes. O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), tem sede na cidade da Praia, Cabo Verde, dedicado à promoção e difusão do idioma comum da Comunidade. Em S. Paulo, Brasil, existe um Museu da Língua Portuguesa
Hoje é o Dia da Língua Portuguesa. Pelo terceiro ano consecutivo, a CPLP decidiu celebrá-lo na sede da UNESCO, congregando as delegações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) junto desta organização da ONU. A sessão será aberta pelo representante permanente de Angola junto da UNESCO, Almerindo Jaka Jamba, participando nela o director geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, o presidente da Conferência Geral, George Anastassopoulos, o secretário executivo da CPLP, Luís Monteiro da Fonseca, de Cabo Verde, e o presidente do Conselho Executivo da UNESCO, Yai. A grande atracção desta sessão é o cantor e músico angolano, Bonga.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, recorde-se, teve início em São Luís do Maranhão, no Brasil, em Novembro de 1989, por ocasião do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe -, a convite do então Presidente brasileiro, José Sarney. Nessa ocasião, decidiu-se criar o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede na cidade da Praia, dedicado à promoção e difusão do idioma comum da Comunidade.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com população superior a 230 milhões de habitantes, distribuídos por 8 países nos 4 continentes, é o foro multilateral para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica, é dotada de autonomia financeira e promove a aliança e a amizade entre os signatários.
A CPLP tem como objetivo a realização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa, no qual se insere a ideia de comemorar o Dia da Língua Portuguesa. A promoção da língua portuguesa reveste-se de significado muito particular por ser veículo de ensino, alfabetização, acesso às novas tecnologias da comunicação e de informação, divulgação literária, expressão artística multifacética, bem como de preservação do património cultural comum.
Os Estados membros da CPLP actuam em coordenação em diversos países e Organizações Internacionais, nomeadamente no âmbito das Nações Unidas. Os seus membros estão presentes, além disso, em fóruns regionais tais como a União Europeia, a União Africana, a Organização dos Estados Americanos, o MERCOSUR, a SADC, a União Latina e, no caso de Timor-Leste, como observador e futuro membro da ASEAN.
Prisão de Guantánamo
Prisão de Guantánamo
Prisão de Guantánamo ou Campo de Detenção de Guantánamo é uma prisão militar norte-americana, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantánamo, que, por sua vez, está incrustada na província de do mesmo nome, na ilha de Cuba.
A Base abriga três campos de detenção: Camp Delta,construído em 2002 e composto de 5 outros campos (1, 2, 3, 4 e Camp Echo), Camp Iguana e Camp X-Ray, actualmente fechado.
As condições dos presos mantidos no campo foram motivo de indignação internacional e alvo de duras críticas, tanto por parte de governos como de organzações humanitárias internacionais. As denúncias chegaram até a Suprema Corte dos Estados Unidos.
Campo Delta em Guantánamo, uma base militar estado-unidense em solo cubano.
Desde janeiro de 2002, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro às torres gêmeas, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros - muitos deles afegãos e iraquianos - acusados de ligação aos grupos Taleban (Taliban) e Al-Qaeda, em área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos.
Detidos em Camp X-Ray
Segundo a Cruz Vermelha Internacional, estes prisioneiros são vítimas de tortura, em desrespeito aos direitos humanos e à convenção de Genebra.
As condições dos presos mantidos no campo foram motivo de indignação internacional e alvo de duras críticas, tanto por parte de governos como de organzações humanitárias internacionais. As denúncias chegaram até a Suprema Corte dos Estados Unidos.
Campo Delta em Guantánamo, uma base militar estado-unidense em solo cubano.
Desde janeiro de 2002, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro às torres gêmeas, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros - muitos deles afegãos e iraquianos - acusados de ligação aos grupos Taleban (Taliban) e Al-Qaeda, em área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos.
Detidos em Camp X-Ray
Segundo a Cruz Vermelha Internacional, estes prisioneiros são vítimas de tortura, em desrespeito aos direitos humanos e à convenção de Genebra.
Desde sua abertura, já passaram por Guantánamo 775 prisioneiros sem acusação formada, sem processo constituído e, obviamente, sem direito a julgamento. Entretanto, o general Richard Myers, um dos membros do Estado-Maior das forças armadas dos EUA, declararou que a Prisão de Guantánamo é uma "prisão modelo", rebatendo as críticas contidas no relatório da Anistia Internacional, que pedia o encerramento do campo de detenção.
Tentativas de encerramento ocorreram no início de 2007. Contudo foram impedidas pelas autoridades governamentais norte-americanas. Acredita-se que há consenso na Casa Branca de que a prisão deva ser fechada em breve.
Tentativas de encerramento ocorreram no início de 2007. Contudo foram impedidas pelas autoridades governamentais norte-americanas. Acredita-se que há consenso na Casa Branca de que a prisão deva ser fechada em breve.
Fonte Wikipédia.
Para Pensar...
Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Fernando Pessoa
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Fernando Pessoa
domingo, 22 de junho de 2008
Parabéns??
Simplesmente Fantástico....
Naide Gomes venceu a prova de salto em comprimento do Grupo A da I Liga da Taça da Europa, que se está a disputar em Leiria. Naide saltou 6,79 metros no quarto e último ensaio, confirmando a vitória numa prova que liderou desde o segundo salto. A segunda classificada, a espanhola Concepción Montaner, saltou 6,49 metros.
Nélson Évora venceu esta tarde o triplo salto do Grupo A da I Liga da Taça da Europa, que decorre em Leiria, conseguindo o primeiro triunfo na segunda jornada para a selecção portuguesa.Depois da vitória no salto em comprimento, sábado, na primeira jornada, Nélson Évora dominou hoje a especialidade em que é campeão do Mundo, com um salto de 16,91 metros, na última tentativa.
Francis Obikwelu venceu a corrida de 100 metros planos no Grupo A da 1ª Liga da Taça da Europa, que se está a disputar no Estádio Municipal de Leiria, dando a Portugal a primeira vitória na prova.Obikwelu fez o tempo de 10,16 segundos, superando o holandês Patrick van Luijk, segundo classificado com a marca de 10,25.
Rui Pedro Silva, nos 5.000 metros conquistou mais um segundo lugar para Portugal, no Grupo A da 1ª Liga da Taça da Europa de atletismo, que decorre em Leiria. O atleta português lutou até ao final pela vitória com Günther Weidlinger, mas o austríaco foi mais forte na recta da meta e venceu.
Jéssica Augusto terminou em segundo lugar a prova dos 3.000 metros do Grupo A da 1ª. Liga da Taça da Europa de atletismo, que decorre no Estádio Municipal de Leiria. A vencedora foi a espanhola Dolores Checa que venceu com cerca de sete segundos de vantagem sobre a atleta portuguesa.
Fonte:Lusa
Camisola 10 para "Cebola"
Cristián Rodriguez, que revelou ontem, é o mais recente reforço do FC Porto para a próxima temporada, e, segundo o que está planeado, envergará a camisola 10. Um número que estava sem dono desde que Anderson foi transferido para o Manchester United, no final da temporada de 2006/2007. Será a primeira vez que o médio usará este número, um dos mais desejados pela maioria dos jogadores. Rodríguez sucede, assim, a Anderson, Quaresma e Deco, os últimos donos da 10 do FC Porto.
No Benfica, Cristián Rodríguez usou o 26 já que o 10 foi entregue a Rui Costa; no PSG, vestiu o 21 e na selecção começou com o 11 nas costas para, actualmente, preferir o 7, número que no FC Porto, para já, ainda é de Ricardo Quaresma.
No Benfica, Cristián Rodríguez usou o 26 já que o 10 foi entregue a Rui Costa; no PSG, vestiu o 21 e na selecção começou com o 11 nas costas para, actualmente, preferir o 7, número que no FC Porto, para já, ainda é de Ricardo Quaresma.
Apesar do interesse manifestado pelos encarnados na renovação do vínculo - Rodríguez era esperado em Lisboa para negociar o acordo, o jogador acabou por não resistir à cobiça portista, apesar de ter garantido, anteriormente, que em Portugal só jogaria no Benfica.
Rodríguez iniciou ontem oficialmente as férias depois de ter ficado a saber o destino, acertando um contrato de quatro temporadas com o FC Porto. O médio esteve, até à última quinta-feira, ao serviço da selecção uruguaia, que cumpriu dois jogos de apuramento para o Mundial da África do Sul.
Paco Casal e Daniel Delgado foram tratando da transferência, acertada em Milão com representantes do FC Porto. Após a passagem pelo consulado para oficializar a ligação aos tricampeões nacionais, o futuro de Rodríguez ficou traçado em definitivo, após algum período de indefinição.
Rodríguez iniciou ontem oficialmente as férias depois de ter ficado a saber o destino, acertando um contrato de quatro temporadas com o FC Porto. O médio esteve, até à última quinta-feira, ao serviço da selecção uruguaia, que cumpriu dois jogos de apuramento para o Mundial da África do Sul.
Paco Casal e Daniel Delgado foram tratando da transferência, acertada em Milão com representantes do FC Porto. Após a passagem pelo consulado para oficializar a ligação aos tricampeões nacionais, o futuro de Rodríguez ficou traçado em definitivo, após algum período de indefinição.
Para Pensar...
Pensamos demasiadamente e
Sentimos muito pouco…
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.
(Charles Chaplin)
Sentimos muito pouco…
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.
(Charles Chaplin)
Livro da Semana
Venenos de Deus, Remédios do Diabo, de Mia Couto
O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia?Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.
"Venenos de Deus, Remédios do Diabo" é descrito como "uma obra que parece ser uma história de amor, mas que se transforma em mais um dos belos quadros de Mia Couto sobre a realidade moçambicana".
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista, é professor, biólogo e escritor, estando traduzido em diversas línguas. Entre os vários prémios e distinções que já recebeu, destacam-se o Prémio Vergílio Ferreira 1999 pelo conjunto da sua obra e o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Em 2007, Mia foi distinguido com o V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance "O Outro Pé da Sereia". O seu romance "Terra Sonâmbula" foi nomeado, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, como um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Mia Couto é, desde há 10 anos, sócio-correspondente da Academia Brasileira das Letras, onde sucedeu a David Mourão-Ferreira.
sábado, 21 de junho de 2008
Dia Mundial ....
Dia Mundial do Yoga
O Dia Mundial do Yoga é no dia 21 de Junho - Solstício, comemorado no domingo imediatamente a seguir para não prejudicar a economia do País; é o DIA da VIDA, da HUMANIDADE e do PLANETA TERRA; DIA da INTELIGÊNCIA, da AUTO-RESPONSABILIDADE, do ECUMENISMO, e da FRATERNIDADE INTER-ÉTNICA. Um Dia projectado pela Associação Lusa do Yoga pela primeira vez no Planeta em 2001 – início do Milénio e pretende ser o primeiro dia onde durante 24 horas não haja derramamento de sangue, em cada País, Continente e em todo o Mundo. É candidato percursor a Primeiro Feriado Mundial – Humanidade Lúcida e Fraterna.
O Dia Mundial do Yoga (Yoga significa "juntar" da raiz Yug; leia o Youga, como Iodo) é o acontecimento mais importante do Yoga em Portugal, comemorado em todo o Mundo, reunindo em Portugal mais de 1000 praticantes.
O tema de 2008 é "Os Desprotegidos do Planeta", saído de um dos 30 Princípios da Declaração Universal deste Dia, onde serão homenageadas crianças desprotegidas das zonas mais martirizadas do Globo.
Fonte:
Para Pensar...
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Verão Chegou!!
Esta noite, pelas 00:59 minutos, ocorre o solstício. Tem então início à estação mais quente do ano que durará 93,66 dias, ou seja, até ao próximo equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2008 às 16h44m, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa .
Sabia que:
Sabia que:
Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento em latitude, da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 de Dezembro e em 21 de Junho.
Na linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observadas pela máxima inclinação da luz solar para o norte ou para o sul. Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.
Para Pensar...
Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
Só o ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.
In Fernando Pessoa
Dia Mundial ....
Dia Mundial do Refugiados
Comemora-se a 20 de Junho o Dia Mundial do Refugiado. Foi divulgado no dia 17 de Junho de 2008 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), António Guterres, um relatório apontando que o número de refugiados sob os cuidados do órgão cresceu pelo segundo ano consecutivo e atingiu um recorde de 37,4 milhões, o maior número desde 1951, quando as estatísticas começaram a ser feitas.
Entre 2006 e 2007, o número de refugiados expatriados sob a responsabilidade da Acnur subiu de 9,9 milhões para 11,4 milhões, enquanto o de refugiados dentro de seus próprios países passou de 24,4 milhões para 26 milhões. No total, o Acnur estima que existam no mundo 67 milhões de refugiados, se incluídos na conta os 4,6 milhões de Palestinos sob responsabilidade de uma agência da ONU específica para a região e os 25 milhões de refugiados por conta de desastres naturais, que ficam sob os cuidados de outros órgãos da ONU.
Segundo este órgão, há cerca de 3 milhões de afegãos vivendo fora de seu país natal, a maior parte deles no Paquistão e no Irã, e outros 2 milhões de iraquianos no exterior, principalmente na Síria e na Jordânia. Conflitos armados e violações graves dos direitos humanos na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, na Somália e no Sudão também fizeram surgir refugiados em 2007, ao passo que muitas pessoas foram repatriadas para o Sudão, a Libéria e o Burundi no mesmo período.
A Colômbia registrou ainda um grande número de pessoas expulsas de suas casas no ano passado.
O Acnur disse que o Paquistão era o país que mais recebia refugiados no mundo, e isso em especial por causa de sua proximidade do Afeganistão, onde combatentes do Taliban vêm travando uma guerra contra as forças da coalizão liderada pelos EUA e que os tirou do poder em 2001.
A Síria, o Irã, a Alemanha e a Jordânia eram os próximos na lista dos países que mais recebem refugiados, seguidos pela Tanzânia, pela China, pela Grã-Bretanha, pelo Chade e pelos EUA, disse o relatório.
A Colômbia registrou ainda um grande número de pessoas expulsas de suas casas no ano passado.
O Acnur disse que o Paquistão era o país que mais recebia refugiados no mundo, e isso em especial por causa de sua proximidade do Afeganistão, onde combatentes do Taliban vêm travando uma guerra contra as forças da coalizão liderada pelos EUA e que os tirou do poder em 2001.
A Síria, o Irã, a Alemanha e a Jordânia eram os próximos na lista dos países que mais recebem refugiados, seguidos pela Tanzânia, pela China, pela Grã-Bretanha, pelo Chade e pelos EUA, disse o relatório.
Fonte:
http://www.parceria.nl/atualidade/organizacao/oi070419_Onu
revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp?materiaId=6041&secaoId=15227 -
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Abandono da Selecção Portuguesa!!
Soube a Pouco.... Muito Pouco!!!!!
Foi um adeus, inglório! Mereciamos Mais!!!!
A Selecção Portuguesa abandonou hoje o Euro 2008! Esta era a noticia que eu não queria escrever, mas que infelizmente não posso esquecer. Depois de tantas promessas e expectativas, a verdade é que hoje não fomos capazes de ultrapassar este obstáculo que se colocou no nosso caminho: a Selecção Alemã!
Foi um adeus, inglório! Mereciamos Mais!!!!
FORÇA PORTUGAL!
ADEUS SCOLARI!
BEM-VINDO UM SELECCIONADOR NOVO!
Para Pensar...
Aqui, neste misérrimo desterro
Onde nem desterrado estou, habito,
Fiel, sem que queira, àquele antigo erro
Pelo qual sou prescrito.
O erro de querer ser igual a alguém
Feliz, em suma - quando a sorte deu,
A cada coração o único bem
De ele poder ser seu.
Ricardo Reis
Região do Minho _ Parte IV
Braga _ Cidade dos arcebispos
Bracarense de Ilustres:
André Soares é considerado o maior arquitecto português em rococó.
Carlos Amarante foi engenheiro e arquitecto. Autor da igreja do Bom Jesus.
Domingos Leite Pereira, foi um político português. Foi eleito três vezes para primeiro-ministro de Portugal.
Elísio de Moura foi um médico psiquiatra português e primeiro bastonário da Ordem dos Médicos.
Francisco Sanches foi um ilustre Médico, filósofo e matemático.
Gabriel Pereira de Castro foi um escritor português..
Irmãos Roby foram dois irmãos que morreram nas campanhas de pacificação de África no início do século XX.
João Penha foi um poeta, português.
José de Santo António Vilaça foi um escultor beneditino do século XVIII.
Maria Ondina Braga foi uma escritora Portuguesa.
Paulo Orósio foi um historiador, teólogo e apologista cristão.
Tomaz de Figueiredo é considerado por muitos um dos mais notáveis escritores portugueses do século XX.
Sebastião Alba (aka Dinis Albano) foi um poeta portugues/moçambicano que nasceu e viveu a maior parte da sua vida em Braga.
Algumas Curiosidades:
A reconhecida História da Sé de Braga deu origem a uma expressão popular, em Portugal e em todo o mundo de fala portuguesa, para definir antiguidade: mais velho que a Sé de Braga.
A expressão "És de Braga", refere-se a quando alguém deixa uma porta aberta. A sua origem deve-se ao facto de o
Braga deu o seu nome a uma rua histórica em Bandung,Indonésia.
O cavaquinho é também designado como braguinha.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Região do Minho _ Parte II
Braga _ Cidade dos Arcebispos
Cultura
_ Artesanato
O artesanato bracarense é um dos artesanatos portugueses mais conhecidos internacionalmente, os cavaquinhos, violas, guitarras (nomeadamente a Viola Braguesa, na figura ao lado).
A Arte Sacra e a Vela Votiva de Braga são os ex-libris. Embora estes quatro sejam famosos, o artesanato Bracarense é mais diversificado, os artigos de linho (panos, colchas, cortinados...), os bordados, a cestaria, miniaturas em madeira, farricocos [(tambem em cêra)], bijuteria, ferro forjado (sinos, miniaturas, material para agricultura...), as louças típicas de Braga coloridas e de forma atractiva, entre outros, são artigos tradicionais que facilmente se encontram nas ruas, ruelas ou nas zonas rurais nas imediações.
_ A Gatronomia
O bacalhau assume-se como o prato de peixe favorito, a cidade é famosa pelas suas inúmeras receitas de bacalhau (bacalhau à Narcisa, bacalhau à Minhota (Braga), bacalhau à moda de Braga...). O arroz de Pato, as papas de sarrabulho com rojões, a tripa enfarinhada, os farinhotes, os enchidos de sangue, o cabrito à moda de Braga, as frigideiras do Cantinho ou as da Sé, os rojões à moda do Minho, o frango "pica no chão", o vinho verde, o Pudim Abade de Priscos, o toucinho do céu, o bolo rei escangalhado, fidalguinhos, pederneiras, suplícios, paciências, entre muitos outros, fazem de Braga uma cidade de sabores.
_ Festas e Tradições
Festas de S. João:
Os primeiros registos do S. João de Braga datam de 1515, data que pela primeira vez a Câmara Municipal assume a sua realização, mas que agregam muitos elementos comprovadamente mais antigos, como por exemplo a Procissão dos Santos do Mês de Junho, onde tradicionalmente aparece o carro com a Dança do Rei David, que apesar do nome, é de inspiração moçárabe. De salientar também, a presença de "lavradeiras" ostentando as Velas Votivas de Braga ( cumprindo a tradição de a oferecer ao São João pela graça concedida). Estas festas repetem-se anualmente no mês de Junho e com um momental fogo de artificio.
Semana Santa _ Páscoa_
Durante toda essa semana os altares das Igrejas, cada um invocando uma cena da Paixão de Cristo, encontram-se decorados com flores e velas. Esta semana atrai muitos turistas à cidade. Os visitantes procuram essencialmente as grandes procissões nocturnas que se caracterizam pelas centenas de figurantes. Na quarta-feira realiza-se a tradicional procissão de Nossa Senhora da burrinha, na quinta-feira a procissão de Ecce Homo e, na Sexta-feira Santa, a solene Procissão Teofórica do Enterro do Senhor. Em todas elas se recriam quadros da história religiosa. Após a Vigília Pascal da madrugada de Domingo de Páscoa, conjuntos de pessoas saem de todas as igrejas da cidade para anunciarem a todas as casas a Ressurreição de Jesus, dando uma Cruz especialmente decorada a beijar aos residentes. Ao fim do dia, é habitual mais uma sessão de fogo-de-artifício, desta feita fogo "preso" onde rebenta uma figura de homem, simbolizando o suicida Judas, que traíra Jesus.
Festas Académicas do Enterro da Gata
A primeira referência na imprensa relativamente ao "Enterro da Gata" reenvia-nos ao distante ano de 1889 e vem publicada no jornal"Aurora do Minho" com o título pomposo de "Enterro Xistoso". Lá se conta como um grupo de estudantes "para festejar o fim do ano e enterrar a gata" fizeram um "enterro xistoso e novo na espécie". A academia bracarense era então representada pelos estudantes do Liceu Nacional (hoje Escola Secundária Sá de Miranda), que estava sediado no Convento dos Congregados. O primeiro interregno nas festividades aconteceu entre 1934/35 e 1959. Salazar usaria a mordaça para calar a irreverência aos minhotos. O luto decretado por Coimbra após as manifestações de 1969 levaria a segunda interrupção entre 1970 e 1989. No estudo solicitado em 1989 pela Associação Académica da Universidade do Minho ao director da Biblioteca Pública de Braga, Dr. Henrique Barreto Nunes, concluiu-se que o 1º Enterro da Gata se havia realizado em Maio de 1889. Assim, e passados exactamente 100 anos sobre o seu nascimento, era retomada a tradição, agora nas mãos dos estudantes da jovem Universidade do Minho. A "gata" representa o indesejado insucesso escolar. É feito um velório em que a "Gata" é transportada pelas artérias da cidade seguida por um séquito que não pára de chorar a "finada". As festas têm a duração de uma semana e realizam-se todos os anos no início do mês de Maio.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/
Região do Minho _ Parte I
BRAGA _ Cidade dos Arcebispos
Na gíria popular é conhecida como:
A Cidade dos Arcebispos durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante da Península Ibérica; ainda é o detentor do velho título de Primaz das Espanhas.
A Roma Portuguesa no século XVI o Arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal.
A Cidade Barroca durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.
A Cidade Romana no tempo dos romanos ser a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.
A Capital do Minho ou o Coração do Minho, por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga.
A Cidade dos Três Sacro-Montes são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).
A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto.
Braga é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Fundada no tempo dos romanos, como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 175 063 habitantes (2007), sendo o centro da Grande Área Metropolitana do Minho (GAM), com cerca 800 mil habitantes.
É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e a vida boémia universitária.
É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e a vida boémia universitária.
Na gíria popular é conhecida como:
A Cidade dos Arcebispos durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante da Península Ibérica; ainda é o detentor do velho título de Primaz das Espanhas.
A Roma Portuguesa no século XVI o Arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal.
A Cidade Barroca durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.
A Cidade Romana no tempo dos romanos ser a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.
A Capital do Minho ou o Coração do Minho, por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga.
A Cidade dos Três Sacro-Montes são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).
A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto.
Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Braga - 289k
Subscrever:
Mensagens (Atom)