sexta-feira, 18 de julho de 2008

Apito Dourado _ sentença

Valentim Loureiro condenado por abuso de poder e prevaricação com três anos de pena suspensa

Já são conhecidas as condenações dos arguidos do processo Apito Dourado. Valentim Loureiro foi condenado a três anos e dois meses de prisão, mas com pena suspensa, por abuso de poder e prevaricação.
José Luís Oliveira também foi condenado por abuso de poder e teve igualmente pena suspensa. O mesmo sucedeu com Pinto de Sousa. Aliás todos os condenados do processo tiveram pena suspensa.


Valentim Loureiro à saída da sessão, refutou a condenação, «tenho a certeza não cometi qualquer crime, é mentira as conclusões que os juízes tiraram, mais tarde vão ter de o provar.»

O Tribunal de Gondomar validou as escutas do primeiro processo "Apito Dourado", na leitura do acórdão. As escutas foram entendidas como válidas, frisou o colectivo, recordando que 22 juízes já se pronunciaram pela sua validade e que agora passam a ser 25 a ter a mesma opinião - considerando os três juízes deste processo.

Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e José Luís Oliveira foram absolvidos do crime de corrupção. Para além destes três, já foram absolvidos mais 8 arguidos, entre eles três árbitros.

De acordo com os juízes do Tribunal de Gondomar, Pinto de Sousa autorizava José Luís Oliveira a escolher árbitros.
O processo Apito Dourado, que incluiu investigações a alegados casos de corrupção e tráfico de influências no futebol, foi tornado público a 20 de Abril de 2004, com a detenção para interrogatório de vários dirigentes e árbitros. O julgamento conta, até ao momento, com 43 sessões.
In: www.sapo.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar da sentença lida e ninguém ir pra cadeia.

Ainda vão recorrer.

É assim o nosso pais!!!!