Carros com emissão zero à venda dentro de três anos
Os primeiros carros com níveis de emissão zero, da Nissan/Renault, vão estar à venda dentro de três anos, sendo o protocolo com vista a este projecto assinado esta quarta-feira. Os ambientalistas lembram que esta é uma solução caso a electricidade usada venha de fontes renováveis.
O grupo Nissan/Renault promete vender dentro de três anos, em Portugal, os primeiros automóveis com níveis de emissão zero, com o Governo a comprometer-se na construção de uma rede de abastecimento e de troca de baterias.
«Prevê-se que suceda entre 2010 e 2012 que o país esteja preparado para adoptar em mais larga escala veículos que não vão consumir gasolina e que portanto têm efeitos ambientais muito positivos», explicou o ministro da Economia.
Em declarações à TSF, Manuel Pinho adiantou ainda que o protocolo que vai ser assinado esta quarta-feira neste sentido poderá trazer boas notícias para a indústria portuguesa de componentes.«Se seguirmos um processo virtuoso no que diz respeito aos carros eléctricos estaremos melhor posicionados para nos candidatarmos à produção de alguns componentes que são necessários para a construção destes carros», explicou.
Manuel Pinho assegurou ainda que o «Governo vai tentar criar todas as condições para que a produção de componentes para esta indústria seja uma realidade».
Também ouvido pela TSF, Francisco Ferreira, da Quercus, entende que esta é uma solução interessante para estes veículos, mas desde que a energia utilizada venha de fontes renováveis.
«Trata-se de um veículo que não faz poluição no local. Estamos a falar quer de poluição atmosférica, quer do próprio ruído. Mas, obviamente, ao ser abastecido por electricidade, actualmente, em Portugal, temos pouco mais de um terço da electricidade de origem renovável», recordou.
Este dirigente da Quercus lembrou, por isso, que «um investimento destes acaba por continuar a usar combustíveis fósseis a não ser que consigamos fazer uma séria aposta em termos de mais energias renováveis com o devido cuidado para que os investimentos não causem impactos ambientais indesejáveis».
Portugal vai assim tornar-se num dos primeiros países a receber estes veículos eléctricos, movidos a baterias de iões de lítio e construídos a partir do zero, a seguir a Israel e à Dinamarca.
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