A apresentação pública da Missão Portuguesa para os Jogos Olímpicos de Pequim, que arrancam dentro de precisamente um mês, decorreu ontem numa cerimónia realizada no Museu do Oriente, em Lisboa, onde o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, insistiu que esta será a delegação "maior e melhor de sempre".
A comitiva conta, neste momento, com 73 atletas qualificados em 17 modalidades e também vai contar com 60 oficiais - mas a comitiva pode crescer até ao final do mês, uma vez que ainda há hipótese de apuramento em três modalidades: atletismo, voleibol de praia e canoagem de pista.
Apesar de as delegações aos Jogos de Atlanta'96 e de Barcelona'92 terem sido as que mais atletas integravam em termos absolutos, a referência de Vicente Moura resulta do facto de, desta vez, Portugal não competir em modalidades colectivas e de todos os atletas que se vão deslocar a Pequim o fazerem na condição de qualificados, não havendo nenhum presente devido a convites, como aconteceu em anteriores edições.
"Há quatro anos que o COP tem trabalhado com muita vontade, muito rigor e muita aplicação para programar os Jogos Olímpicos de Pequim", referiu Vicente Moura, que agradeceu o apoio financeiro e institucional do governo, salientando que "tudo tem corrido bem" nos aspectos administrativo e desportivo, uma vez que o financiamento das Federações e pagamento das bolsas a atletas e treinadores foi sempre feito atempadamente e não tem havido críticas. "Tudo fizemos para que os atletas façam o melhor que podem. Estou convicto de que teremos os melhores resultados de sempre, mas estou certo que vamos honrar Portugal", concluiu o líder do COP.
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que tutela o Desporto, transmitiu também "uma mensagem de confiança" aos atletas, mas sublinhou que "não é uma questão de confiança nas medalhas". "Ninguém está aqui para exigir resultados e medalhas. É confiança sobretudo em vós e no trabalho que fizeram todos os dias", disse o governante, sublinhando a "diversidade e qualidade" dos atletas que compõem a Missão Portuguesa.
In: www.record.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário