Expedição Broad PeakJoão Garcia atinge 11º cume com mais de 8000 metros
O alpinista português João Garcia alcançou ontem ao final do dia o Cume do Broad Peak, a 12ª montanha mais alta do mundo, com 8047 metros de altura.A expedição foi a segunda deste ano e acontece menos de dois meses depois da bem sucedida ascensão a outro cume com 8000 metros, o Makalu no Nepal.
Com esta ascensão João Garcia conquista a sua 11ª montanha com mais de 8000 metros. O feito, dificultado pelas condições difíceis da via, é alcançado apenas três semanas depois da partida de Lisboa para o Paquistão.Foi uma ascensão relâmpago. João Garcia partiu de Lisboa no dia 24 de Junho.
Cumprido o trekking de aproximação ao Broad Peak e tirando partido da aclimatação facilitada pela recente ascensão ao Makalu muito rapidamente o alpinista iniciou a preparação da via que o levaria ao cume. "Foi duro, estava muito cansado, só na parte final demorámos mais de 5 horas a subir, havia muito gelo entre os cumes secundário e principal, chegámos já muito tarde lá acima (8047 metros), mas está feito!"Noite dentro, na chamada via satélite para Portugal, a voz de João Garcia não escondia o cansaço nem tão pouco enorme satisfação pela conquista do Broad Peak.
Durante o dia de hoje (sexta-feira) João Garcia estará totalmente concentrado na descida para o Campo 2 e finalmente para o Acampamento Base."Grand Slam" do AlpinismoExistem apenas 14 montanhas com uma altitude acima dos 8000m.Estas estão todas localizadas na cordilheiras dos Himalaias e Karakorum, no continente Asiatico, entre a India, China, Nepal, Paquistão e Tibete.Existem apenas 7 pessoas no mundo que escalaram estas 14 montanhas até aos dias de hoje sem o auxilio de oxigénio artificial.
In:www.infodesporto.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário