quinta-feira, 31 de julho de 2008

Livro da semana

Já não se escrevem cartas de amor _ Mário Zambujal


«A certa altura, decidi que não poderia passar a noite parado como um legume, apelei à pouca coragem e disse para mim próprio: “Seja o que Deus e ela quiserem.” Avancei lesto para a mesa de Erika e, lá chegado, tomou-me uma sensação de fracasso inevitável, mesmo de ridículo. Balbuciei por fim: - A menina não quer dançar comigo, pois não?»



Duarte é um jovem bon vivant, que, entre as noites glamorosas passadas no Grande Casino Internacional do Estoril, as tardes de café no Chave D’Ouro, no Palladium ou no Martinho do Rossio e a vida boémia nas boîtes da capital, vê o seu coração ser arrebatado por uma jovem alta, esguia, loura e de sorriso luminoso, de nome Erika. Mário Zambujal transporta-nos, nesta novela de prosa clara e original, pautada de humor, imaginação e sensibilidade, numa viagem de imagens e memórias, à Lisboa dos anos 50. Uma época de apetites e excessos. De paixões e desventuras. Era um tempo em que havia tempo. Até se escreviam cartas de amor.



quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sida em Portugal

Menos mortes, mas mais portadores

O número de mortes de doentes com Sida em Portugal diminuiu, no último ano. Ao contrário, o número de portadores do vírus VIH subiu 15% em relação a 2001.

Tratamento para a Sida

Novo medicamento administrado dentro de poucas semanas
Na prática, quer dizer que o número de adultos e crianças infectadas aumentou de 29 mil para 34 mil. A explicação para estes dados relaciona-se com o facto de morrerem cada vez menos doentes com SIDA, apesar de o número de portadores estar a aumentar.Novo medicamentoDentro de poucas semanas vai ser administrado aos doentes um novo medicamento, aprovado pelo Infarmed. Cada vez mais, a transmissão do vírus acontece por via sexual.

Para Pensar...

Isto

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está de pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.Sentir?
Sinta quem lê!

Fernando Pessoa

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Volta a França 2008

Carlos Sastre festejou ontem a vitória na Volta a França, o terceiro triunfo da série espanhola após o legado Lance Armstrong. Aos 33 anos, Sastre (CSC) sucedeu a Oscar Pereiro e Alberto Contador na conquista da mais importante corrida ao cabo de 3560 quilómetros. Por 58 segundos, o australiano Cadel Evans (Silence) repetiu o segundo lugar de 2007, ao passo que o austríaco Bernhard Kohl, 26 anos, se afirmou como a revelação, ao subir ao último degrau do pódio envergando a camisola de melhor trepador. A corrida finalizou com o tradicional circuito dos Campos Elísios, oportunidade aproveitada por Geert Steegmans, no único sucesso da Quick-Step.

Na conclusão do Tour mais aberto dos últimos anos, vários outros vencedores festejaram a chegada a Paris. A promessa luxemburguesa Andy Scleck triunfou como melhor jovem - a sua equipa, a CSC, venceu colectivamente - ao passo que o espanhol Oscar Freire (Rabobank) confirmou o sucesso na classificação por pontos. Na prova organizada à rebelia da UCI - a égide desportiva foi declinada na parceira ASO/Federação Francesa de Ciclismo - houve ainda vários derrotados na luta antidopagem, como os quatro casos "positivos", o último dos quais protagonizado por Dimitri Fofonov (C.Agrícole), e ontem revelado: o corredor cazaque acusou um estimulante - heptaminol.

Caído em desgraça ficou o italiano Riccardo Ricco, positivo (EPO nova geração, CERA) antes de vencer duas etapas, no Maçiço Central (SuperBesse) e nos Pirenéus (Bagnères-de-Bigorre), com uma facilidade insolente.

In:www.ojogo.pt

domingo, 27 de julho de 2008

Prémio Camões 2008

Distinguido escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro

O escritor brasiliro João Ubaldo Ribeiro foi hoje distinguido com o Prémio Camões 2008, o mais importante galardão atribuído a autores de língua portuguesa.É o oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com este prémio, que na sua edição anterior foi para o português António Lobo Antunes.

João Ubaldo Ribeiro nasceu na ilha de Itaparica, no estado da Bahia, a 23 de Janeiro de 1941 e entre os seus livros estão "Setembro não faz sentido", "Sargento Getúlio", que teve o Prémio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em 1972, "Viva o povo brasileiro", "O Sorriso do lagarto" e "A Casa dos Budas Ditosos".
O escritor viveu em Lisboa em 1981, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, e ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e teve algumas obras adaptadas para televisão.

Iniciou a sua vida profissional como jornalista no Jornal da Bahia, em 1957, e no ano seguinte editou revistas e jornais culturais, tendo dado os primeiros passos na liratura com a participação na antologia Panorama do Conto Bahiano, organizada por Nelson de Araújo e Vasconcelos Maia, com "Lugar e Circunstância".
O escritor foi também responsável pela adaptação cinematofráfica do romance de Jorge Amado "Tieta do Agreste", com a actriz brasileira Sónia Braga no papel principal.

Instituído pelos governos português e brasileiro em 1988, o Prémio Camões distingue, anualmente, um autor que, pelo conjunto da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.

Este ano, o vencedor foi escolhido por um júri de que fazem parte Maria de Fátima Marinho, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria Lúcia Lepecki, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Marco Lucchesi, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ruy Espinheira Filho, escritor, jornalista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Meio, poeta e jornalista angolano, e Corsino Fortes, diplomata e presidente da Associação de Escritores Cabo-verdianos.
Miguel Torga inaugurou em 1989 - o primeiro ano da atribuição do prémio - a lista dos vencedores.
Desde então, foram distinguidos nove autores portugueses, oito brasileiros, um moçambicano e dois angolanos. Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau não viram ainda qualquer dos seus escritores premiado.

Fonte: Lusa

sábado, 26 de julho de 2008

Inédito...

European Research Council

Elvira Fortunato, da Universidade Nova, conquista o maior prémio de sempre dado a um investigador português.
Virgílio Azevedo. A cientista prémio de 2,5 milhões de euros.

Foi uma semana verdadeiramente louca para a carreira de Elvira Fortunato. Antes ela já soubera por via não oficial que fora contemplada com o primeiro prémio na área da Engenharia do European Research Council (ERC), organização que pela primeira vez atribui em 2008 aqueles que são considerados uma espécie de Prémios Nobel europeus.


O nome do projecto vencedor em inglês é 'Invisible' (Invisível) e propõe-se fazer transístores e circuitos integrados transparentes usando óxidos semicondutores, uma ideia arrojada e inovadora a nível mundial. Mas faltava a carta do ERC com a confirmação oficial.

Só que outros acontecimentos se meteram pelo meio. Na segunda-feira, na véspera de fazer 44 anos, a cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) recebeu uma prenda antecipada fantástica: a reitoria da UNL enviou para os "media" nacionais e estrangeiros um comunicado onde anunciava que a equipa do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat), dirigida por Elvira, tinha produzido pela primeira vez no mundo transístores com uma camada de papel como material isolante, em vez do tradicional silício.

A notícia entrou imediatamente nas edições "on-line" de vários jornais portugueses, incluindo o Expresso, foi manchete na edição em papel de terça-feira do 'Público', levou Elvira Fortunato nesse mesmo dia ao jornal da noite na SIC, surgiu na edição "on-line" do 'Financial Times' e caiu que nem uma bomba nos meios científicos mundiais. De tal maneira que na quinta-feira à noite, uma pesquisa no Google com as palavras em inglês "paper transistor" (papel transístor) encontrava já mais de quatro milhões de sítios na Internet em todas as línguas - incluindo chinês e russo - a falarem do tema, a maioria deles referindo-se à descoberta da equipa liderada por Elvira Fortunato.

"Nesta semana não consegui simplesmente trabalhar, porque estava sempre a receber telefonemas e "mails" de parabéns, inclusive de pessoas que nem sequer conheço, e pedidos de entrevistas e de informações vindos de revistas e de sítios especializados, principalmente dos EUA", conta a investigadora. A esta agitação juntaram-se ainda contactos de empresas estrangeiras, incluindo a conhecida consultora norte-americana Frost & Sullivan, e convites para conferências fora do país.

Catarina, a filha única de 11 anos de Elvira, ficou contentíssima depois de a ver na SIC e fez-lhe de imediato duas perguntas: "Mãe, agora vais ser uma estrela? E vais ganhar muito dinheiro?". A cientista riu-se, mas, dois dias depois, na quinta-feira à tarde, a resposta às perguntas de Catarina chegava pelo correio: o European Research Council confirmava oficialmente a atribuição do 1º Prémio de 2,5 milhões de euros com a nota máxima da tabela classificativa (8), e incluía o nome de Elvira Fortunato no Top 5 mundial dos investigadores em electrónica transparente.

O prémio é pessoal e traduz-se num financiamento para os próximos cinco anos que a directora do Cenimat poderá utilizar na investigação como quiser, onde quiser e com a equipa que entender. Mas o que fará a cientista ao dinheiro?
"Este dinheiro é fundamental para o centro de investigação, porque vai permitir consolidar a actividade da minha equipa na electrónica transparente, uma área com potencialidades que hoje ninguém imagina". Assim, a maior parte dos 2,5 milhões será aplicada na compra de um microscópio electrónico para observações à nanoescala e fabrico de nanotransístores, e em despesas de pessoal.

Estas despesas incluem a contratação de mais um doutorado e um técnico, e o pagamento de metade do salário de Elvira Fortunato durante cinco anos, "o que significa que posso contratar um professor para dar as minhas aulas, de modo a dedicar-me inteiramente à investigação, sem qualquer prejuízo para a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova". Hoje trabalham com a cientista três alunos de mestrado, dez de doutoramento e seis doutorados estrangeiros oriundos da China, Índia e Sri Lanka.

Dia Mundial ....

Dia Mundial dos Avós...


Hoje dia 26 de Julho é o Dia Mundial dos Avós, efeméride em que se presta a afectiva homenagem, num dos muitos momentos que a vida, à grande maioria felizmente proporciona, aos que são ou foram pais dos nossos pais.


Em alguns de nós paira a saudade dos avós queridos que tivemos e que tanto carinho e amor nos legaram, na lembrança desses entes queridos para quem nós éramos, como sói dizer-se, «a luz dos seus próprios olhos».


Muitos, felizmente, podem rever-se na imagem desses seres que lhes dão, para além do mais, o que a vida de mais precioso oferece – o amor. Neste Dia Mundial dos Avós quero saudar todos os avós do Mundo, expressando-lhes o meu muito afecto, a minha acrisolada admiração e o meu forte sentido de gratidão. Um beijinho especial para os meus Avós.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Um novo "look" para Karadzic

Livro da semana

Maddie a Verdade da Mentira

"Este livro surge da necessidade que senti de repor o meu bom nome que foi enxovalhado na praça pública sem que a instituição a que pertencia há 26 anos, a Polícia Judiciária Portuguesa, tenha permitido que me defendesse ou que o fizesse institucionalmente. Pedi autorização para falar nesse sentido, pedido ao qual nunca recebi resposta. Respeitando rigorosamente os regulamentos da Polícia Judiciária, mantive-me em silêncio. Este, porém, era dilacerante para a minha dignidade.Mais tarde fui afastado da investigação. Entendi então, que era a hora de fazer a minha defesa pública. Para tal, pedi imediatamente a passagem à aposentação de forma a readquirir a plenitude da minha liberdade de expressão.Este livro tem ainda um propósito maior. O de contribuir para a descoberta da verdade material e a realização da justiça, na investigação conhecida como "Caso Maddie". Estes são valores fundamentais aos quais me obriguei por imperativo de consciência, por convicção e por disciplina à instituição a que tive o orgulho de pertencer. Estes mesmos valores não se extinguiram com a minha aposentação e continuarão a estar sempre presentes na minha vida.Em nenhuma circunstância o livro põe em causa o trabalho dos meus colegas da Polícia Judiciária, nem compromete a investigação em curso. É meu entendimento profundo que a revelação, numa obra deste tipo, de todos os factos, poderia comprometer diligências futuras determinantes para a descoberta da verdade. Todavia, o leitor encontrará dados que desconhece, interpretações dos factos - sempre à luz do direito - e, naturalmente, interrogações pertinentes.Uma investigação criminal apenas se compromete com a busca da verdade material. Não se deve preocupar com o politicamente correcto."

Gonçalo Amaral

domingo, 20 de julho de 2008

Dia Interrnacional...

Dia Internacional da Amizade....



A todos os meus amigos, que tenham um óptimo dia. E podem sempre contar com a minha amizade.

sábado, 19 de julho de 2008

Livro da semana

Onze minutos

«Era uma vez uma prostituta chamada Maria...» É assim, como um conto de fadas para adultos, que começa este novo romance de Paulo Coelho.

É com uma abordagem franca e uma profunda sensibilidade que o autor conta esta história sobre os mistérios do amor e o poder da sexualidade. Maria, uma mulher oriunda de uma pequena cidade do Brasil, descobre rapidamente o poder que a sua beleza exerce sobre os homens. Desiludida com o amor romântico e desencantada com a paixão, é levada a trabalhar numa boite na Suíça, onde aprende a viver o sexo e a utilizá-lo para satisfazer os outros...

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Expedição Broad PeakJoão Garcia

Expedição Broad PeakJoão Garcia atinge 11º cume com mais de 8000 metros

O alpinista português João Garcia alcançou ontem ao final do dia o Cume do Broad Peak, a 12ª montanha mais alta do mundo, com 8047 metros de altura.A expedição foi a segunda deste ano e acontece menos de dois meses depois da bem sucedida ascensão a outro cume com 8000 metros, o Makalu no Nepal.

Com esta ascensão João Garcia conquista a sua 11ª montanha com mais de 8000 metros. O feito, dificultado pelas condições difíceis da via, é alcançado apenas três semanas depois da partida de Lisboa para o Paquistão.Foi uma ascensão relâmpago. João Garcia partiu de Lisboa no dia 24 de Junho.

Cumprido o trekking de aproximação ao Broad Peak e tirando partido da aclimatação facilitada pela recente ascensão ao Makalu muito rapidamente o alpinista iniciou a preparação da via que o levaria ao cume. "Foi duro, estava muito cansado, só na parte final demorámos mais de 5 horas a subir, havia muito gelo entre os cumes secundário e principal, chegámos já muito tarde lá acima (8047 metros), mas está feito!"Noite dentro, na chamada via satélite para Portugal, a voz de João Garcia não escondia o cansaço nem tão pouco enorme satisfação pela conquista do Broad Peak.

Durante o dia de hoje (sexta-feira) João Garcia estará totalmente concentrado na descida para o Campo 2 e finalmente para o Acampamento Base."Grand Slam" do AlpinismoExistem apenas 14 montanhas com uma altitude acima dos 8000m.Estas estão todas localizadas na cordilheiras dos Himalaias e Karakorum, no continente Asiatico, entre a India, China, Nepal, Paquistão e Tibete.Existem apenas 7 pessoas no mundo que escalaram estas 14 montanhas até aos dias de hoje sem o auxilio de oxigénio artificial.

In:www.infodesporto.sapo.pt

Apito Dourado _ sentença

Valentim Loureiro condenado por abuso de poder e prevaricação com três anos de pena suspensa

Já são conhecidas as condenações dos arguidos do processo Apito Dourado. Valentim Loureiro foi condenado a três anos e dois meses de prisão, mas com pena suspensa, por abuso de poder e prevaricação.
José Luís Oliveira também foi condenado por abuso de poder e teve igualmente pena suspensa. O mesmo sucedeu com Pinto de Sousa. Aliás todos os condenados do processo tiveram pena suspensa.


Valentim Loureiro à saída da sessão, refutou a condenação, «tenho a certeza não cometi qualquer crime, é mentira as conclusões que os juízes tiraram, mais tarde vão ter de o provar.»

O Tribunal de Gondomar validou as escutas do primeiro processo "Apito Dourado", na leitura do acórdão. As escutas foram entendidas como válidas, frisou o colectivo, recordando que 22 juízes já se pronunciaram pela sua validade e que agora passam a ser 25 a ter a mesma opinião - considerando os três juízes deste processo.

Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e José Luís Oliveira foram absolvidos do crime de corrupção. Para além destes três, já foram absolvidos mais 8 arguidos, entre eles três árbitros.

De acordo com os juízes do Tribunal de Gondomar, Pinto de Sousa autorizava José Luís Oliveira a escolher árbitros.
O processo Apito Dourado, que incluiu investigações a alegados casos de corrupção e tráfico de influências no futebol, foi tornado público a 20 de Abril de 2004, com a detenção para interrogatório de vários dirigentes e árbitros. O julgamento conta, até ao momento, com 43 sessões.
In: www.sapo.pt

Parabéns

Nelson Mandela, faz hoje 90 anos.

O ex-Presidente da África do Sul ficou conhecido como o "Cavaleiro Negro" pelo seu papel de resistência ao regime segregacionista (apartheid).

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Festival Marés Vivas


Dias 16, 17 e 18 de Julho

O Festival Marés entra na sua 6ª edição e vai fixar-se num só local aprazível, único e... “com o Porto aqui tão perto”. O Cabedelo revela-se o espaço ideal para receber o Festival de cariz rural usufruindo do enquadramento urbano pela centralidade das grandes cidades de Gaia – Porto – Matosinhos... Graças ao sucesso da edição de 2007 o Festival Marés Vivas vai, em 2008, continuar a preencher uma lacuna existente no campo dos grandes eventos musicais na Área Metropolitana do Porto

Fruto do trabalho de uma vasta equipa, a primeira edição do Marés-Vivas sobe a palco no ano de 1999, pelas mãos do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Liderado desde esse ano até 2001 pelo Vereador Firmino Pereira, ganhou raízes e impôs-se num formato que importa potenciar no futuro.Mais do que uma simples programação de concertos, o Marés-Vivas é um evento com uma identidade, uma dinâmica e uma vivência muito própria. O objectivo é proporcionar, a quem assiste ao Marés Vivas, animações diversas, música popular e/ou alternativa de qualidade superior em ambiente de comemoração com as mais variadas gerações de públicos.Para que o evento Marés Vivas seja um sucesso, tudo é estudado ao pormenor.

O Marés Vivas, vem crescendo entre os anos de 1999 e 2007. O empenho, o know-how e a confiança foram aumentando com cada edição passada e, deste modo consolidam o futuro.A consciência de que este evento é a imagem de marca de um concelho inovador, jovem e interessado no futuro já criou raízes.

Para mais informações sobre este festival: http://www.festivalmaresvivas.com

Insólito...

Mãe negra e pai branco, gémeos negra e branco

Um casal alemão teve gémeos. Até aqui tudo é normal, como normal continuará a ser apesar de um ser branco e o outro negro, tal como os pais. Não é um caso vulgar mas, do ponto de vista clínico, acontece quando a mulher tem dupla ovulação.
O pai da Leo e do Ryan (assim se chamam os simpáticos bebés nascidos em Potsdam, na Alemanha) é alemão, mas a mãe é originária do Gana, país da África Ocidental. Dizem que se ter gémeos já é uma forte razão para serem felizes, ter um de cada cor é mais um motivo.

"Ao princípio a família ficou um pouco confusa", conta o pai, explicando que nunca tinha ouvido falar de tal coisa. No entanto, acrescenta, "tudo ficou explicado até pela nossa própria cor". "Em alguns casos, pode acontecer que gémeos tenham diferentes cor de pele", disseram fontes da clínica de Lichtenberg, acrescentando que é a primeira vez que uma situação destas acontece em Berlim.

Um caso semelhante foi conhecido em Outubro de 2006, na Grã-Bretanha, quando a britânica Kerry M. Richardson deu à luz dois gémeos, um branco e outro negro. Segundo a mãe, e ao contrário do caso de Berlim, quando os bebés nasceram ninguém notou nada porque, explicou, eram praticamente da mesma cor.

No entanto, ao fim de alguns meses, contou ao jornal "Live", de Newcastle, um começou a ficar com a cor do pai e até mesmo com cabelo louro, enquanto o outro ficou escuro, como a mãe.

Hoje, com dois anos de vida, Layton e Kaydon Richardson, assim se chamam os irmãos gémeos, continuam cada vez mais parecidos, um com a mãe e outro com o pai.

Estes casos de nascimento de gémeos de cor diferente são raros mas não revelam qualquer anomalia. Segundo especialistas, a probabilidade de isto acontecer é de uma em um milhão.
In:www.jn.pt

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Novo seleccionador nacional de futebol

Carlos Queiroz feliz com o regresso

O treinador Carlos Queiroz foi apresentado oficialmente como o novo seleccionador nacional de futebol, durante uma conferência de imprensa em que disse estar feliz pelo seu regresso e pronto a enfrentar os desafios que se colocam à selecção. "Estou aqui porque estou feliz", disse, a abrir a conferência de imprensa o técnico, que se evidenciou ao conquistar os títulos mundiais de sub-20 em 1989 (Riade) e 1991 (Lisboa), adiantando estar pronto a enfrentar os próximos desafios, que começam já com a próxima fase de apuramento para o Mundial de 2010 (África do Sul).


Carlos Queiroz recuperou hoje um cargo que abandonou de forma tempestuosa em 1993, ficando agora com a difícil tarefa de substituir o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que conduziu a selecção lusa à final do Euro2004 (disputado em Portugal) e às meias-finais do Mundial de 2006.
In: www.record.pt

Divulgado primeiro vídeo de interrogatório realizado em Guantánamo

Imagens mostram adolescente canadiano em desespero

Foi divulgado ontem aquele que é o primeiro vídeo a ser conhecido de um interrogatório conduzido em Guantánamo. As imagens, captadas em 2003, mostram o desespero de Omar Khadr, um adolescente canadiano, então com 16 anos, pedindo aos oficiais enviados por Otava para o ajudarem a regressar a casa. Seis anos depois, Omar é o único ocidental ainda detido no presídio militar norte-americano.

As imagens – que prometem aumentar a pressão sobre o Governo de Otava – foram divulgadas hoje pelas televisões e sites do país, depois de em Maio um tribunal federal ter determinado que os advogados de Omar, detido em 2002 no Afeganistão, tinham direito de aceder às transcrições e gravações dos interrogatórios conduzidos por agentes canadianos enviados a Guantánamo.

Ao todo, os serviços de informação entregaram à defesa as transcrições de várias horas de interrogatório, realizados ao longo de vários dias. Ontem, a imprensa transmitiu diferentes partes de um excerto de dez minutos (o vídeo integral só deve ser divulgado mais tarde pelos advogados), referente ao segundo dia das inquirições. As imagens mostram Omar Khadr, acabrunhado e angustiado, sentado numa cadeira frente a dois oficiais do Serviço de Informações e Segurança Canadiano (CSIS), a quem pede repetidamente ajuda e se queixa da falta de assistência médica. Num dado momento, o jovem tira a t-shirt laranja para mostrar as cicatrizes sofridas no Afeganistão e, perante a indiferença dos interrogadores acusa-os repetidamente: “Vocês não querem saber de mim, Vocês não querem saber de mim”.

O advogado Nathan Whitling escreve num comunicado divulgado em simultâneo com o vídeo que o jovem acreditava que os oficiais canadianos estavam em Guantánamo para o ajudar. “Omar surge feliz e muito cooperante no primeiro dia, mas ao segundo [14 de Fevereiro de 2003] percebe que os agentes do CSIS não vão fazer nada para o ajudar e entra em desespero”. As imagens, de má qualidade (terão sido captadas por uma câmara oculta no sistema de ventilação) não mostram maus tratos ao detido e um dos funcionários pede mesmo ao jovem para comer, admitindo que ele sob stress, mas nada diminui o desespero de Omar, que em alguns momentos chega a esconder a cara nas mãos e a arrancar cabelos.

Documentos revelados já este mês mostram que nas três semanas anteriores aos interrogatórios, o jovem tinha sido privado de sono, sendo mudado de cela a cada três horas, uma técnica destinada a torná-lo mais cooperante com os investigadores canadianos. O ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano estava a par deste método, como comprova um relatório redigido por um funcionário daquele ministério após uma visita ao presídio militar onde os EUA chegaram a manter mais de 600 suspeitos de terrorismo.Khadr foi capturado no Afeganistão em 2002, sendo acusado de lançar uma granada que matou um soldado americano e feriu outro durante um combate com militantes da Al-Qaeda, tendo sido posteriormente atingido com dois disparos nas costas.

Detido durante vários meses na base militar de Bagram, onde diz ter sido sujeito a maus tratos, foi transferido no início de 2003 para a base de Guantánamo, em Cuba, estando o início do seu julgamento previsto para Outubro, seis anos após ter sido detido.Os advogados de Omar e as organizações de defesa dos direitos humanos esperam que a divulgação das imagens aumente a pressão sobre o Governo canadiano, para que este consiga o repatriamento do jovem, hoje com 21 anos.
In: publico.pt

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Portugal campeão europeu de sevens


VITÓRIA FRENTE AO PAÍS DE GALES GARANTE TÍTULO


A Selecção Nacional de râguebi alcançou ontem o triunfo no Europeu de sevens, o quinto na categoria, ao vencer a sua congénere do País de Gales por 26-12 em Hannover, na Alemanha.Os Lobos, que tinham já garantido a presença no Mundial de sevens, que se realiza em Março de 2009, ficaram em primeiro lugar do grupo A, conseguindo o pleno: 5 vitórias em 5 encontros, vencendo também hoje, nas meias-finais, a República da Irlanda por 14-12.

domingo, 13 de julho de 2008

Sem Comentários

in Expresso Online

Para Pensar...


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Vinícius de Moraes

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Lançamento mundial...

iPhone chegou a Portugal


A Vodafone e a Optimus deram início, à meia-noite, à comercialização do telemóvel iPhone, fabricado pela Apple, que chegou assim pela primeira vez às mãos dos consumidores portugueses.

"O iPhone é importante enquanto lançamento de um conjunto de telefones de nova geração, com funcionalidades que vão além das tradicionais", disse à agência Lusa o presidente da Vodafone Portugal, António Carrapatoso. "Este lançamento insere-se na nossa estratégia de aposta na qualidade dos nossos serviços", acrescentou. O responsável considera que o público-alvo do iPhone andará pelos 5% da população, "no máximo dez por cento", uma vez que os telemóveis com preço superior a 300 euros representam menos de cinco por cento do total de aparelhos vendidos em Portugal todos os anos.

Também a Optimus aposta no aparelho da Apple, que revolucionou o mercado norte-americano nos últimos anos. "O iPhone tem um conjunto de características que se inserem na nossa estratégia de aposta nas funcionalidades multimédia", disse à Agência Lusa Miguel Almeida, administrador da Optimus, a operadora móvel da Sonaecom. Consciente de que o preço do aparelho (que ronda os 500 euros) impedirá muitos portugueses de comprar o aparelho da Apple, Miguel Almeida está confiante de que "a procura será grande nesta primeira fase" e que "o iPhone vai causar uma disrupção no mercado". O segmento de consumidores que se sentirá mais atraído pelo iPhone, segundo Miguel Almeida, será o "dos jovens profissionais urbanos, na casa dos 30 anos", devido ao preço do aparelho mas a Optimus espera que pessoas de todas as idades o comprem.

O modelo do iPhone que vai ser comercializado em Portugal utiliza tecnologia de terceira geração (3G), ao contrário da versão anterior do aparelho, que foi comercializada nos Estados Unidos e em alguns países europeus e que usava tecnologia de segunda geração. "A nossa rede de Terceira Geração permitirá retirar todas as potencialidades deste aparelho", concluiu o responsável. Apesar de a Optimus e a Vodafone terem garantido os direitos de distribuição do iPhone em Portugal, a TMN (do grupo Portugal Telecom) continua interessada no aparelho e está confiante de que poderá comercializá-lo em breve.

O sucesso do iPhone deve-se à sua combinação de funcionalidades multimédia (com músicas e filmes), com um ecrã táctil (sem teclado) e sistema de navegação na Internet, permitindo acesso a correio electrónico e instalação de várias aplicações electrónicas.
In:Lusa

Inédito...

Primeiro bebé português a nascer dentro de água num hospital
Simão Pedro foi o primeiro bebé português a nascer dentro de água em contexto hospitalar. O parto aquático realizou-se terça-feira, numa banheira portátil, na Ordem da Lapa, no Porto, e teve o acompanhamento de duas enfermeiras, um obstetra e um pediatra.

Simão é assim o 17.º bebé a nascer dentro de água no nosso país, mas o primeiro numa unidade hospitalar. As outras 16 crianças nasceram em ambiente domiciliário. Em todo o mundo, estão registados cerca de 45.000 nascimentos na água.

"Com 2,8 kg, Simão Pedro nasceu em boas condições de saúde", contou, ao JN, Isabel Ferreira, uma das enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia que acompanharam os pais do bebé antes e durante o nascimento.

"O parto durou três horas e meia e foi antecedido de duas sessões preparatórias em duas piscinas da cidade", sublinhou Isabel Ferreira, que esteve propositadamente na Bélgica, durante uma semana, a participar num curso sobre esta modalidade de nascimento.

"A água alivia a dor, permite um parto mais rápido e sem auxílio de medicamentos", especifica a enfermeira.
Por definição, o parto na água acontece quando a mãe dá a luz com os genitais totalmente cobertos de água, embora o bebé possa nascer dentro ou fora da mesma.

Para um parto em boas condições, a água deve estar aquecida, entre 35 e 37 graus celsius, aumentanto a irrigação sanguínea da mãe e a diminuição da pressão arterial, além do relaxamento muscular.
Alguns médicos defendem que o parto na água pode não ser seguro, porque o bebé pode aspirar água. No entanto, os registos de incidentes nos partos aquáticos são muito raros.
IN: www.jn.sapo.pt

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Para Pensar...

"Engolir as más palavras que não se dizem, nunca fez mal a ninguém. "

Winston Churchill

Livro da semana

Rio das Flores

Sevilha, 1915 - Vale do Paraíba, 1945: trinta anos da história do século XX correm ao longo das páginas deste romance, com cenário no Alentejo, Espanha e Brasil. Através da saga dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, somos transportados para os anos tumultuosos da primeira metade de um século marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz à liberdade parece demasiado estreito e o preço a pagar demasiado alto.

Entre o amor comum à terra que os viu nascer e o apelo pelo novo e desconhecido, entre os amores e desamores de uma vida e o confrontode ideias que os separam, dois irmãos seguem percursos diferentes, cada um deles buscando à sua maneira o lugar da coerência e da felicidade.Rio das Flores resulta de um minucioso e exaustivo trabalho de pesquisa histórica, que serve de pano de fundo a um enredo de amores, paixões, apego à terra e às suas tradições e, simultaneamente, à vontade de mudar a ordem estabelecida das coisas.Três gerações sucedem-se na mesma casa de família, tentando manter imutável o que a terra uniu, no meio da turbulência causada por décadas de paixões e ódios como o mundo nunca havia visto. No final, sobrevivem os que não se desviaram do seu caminho.

In: http://www.oficinadolivro.pt

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Inédito...

Carros com emissão zero à venda dentro de três anos
Os primeiros carros com níveis de emissão zero, da Nissan/Renault, vão estar à venda dentro de três anos, sendo o protocolo com vista a este projecto assinado esta quarta-feira. Os ambientalistas lembram que esta é uma solução caso a electricidade usada venha de fontes renováveis.

O grupo Nissan/Renault promete vender dentro de três anos, em Portugal, os primeiros automóveis com níveis de emissão zero, com o Governo a comprometer-se na construção de uma rede de abastecimento e de troca de baterias.

«Prevê-se que suceda entre 2010 e 2012 que o país esteja preparado para adoptar em mais larga escala veículos que não vão consumir gasolina e que portanto têm efeitos ambientais muito positivos», explicou o ministro da Economia.
Em declarações à TSF, Manuel Pinho adiantou ainda que o protocolo que vai ser assinado esta quarta-feira neste sentido poderá trazer boas notícias para a indústria portuguesa de componentes.«Se seguirmos um processo virtuoso no que diz respeito aos carros eléctricos estaremos melhor posicionados para nos candidatarmos à produção de alguns componentes que são necessários para a construção destes carros», explicou.
Manuel Pinho assegurou ainda que o «Governo vai tentar criar todas as condições para que a produção de componentes para esta indústria seja uma realidade».

Também ouvido pela TSF, Francisco Ferreira, da Quercus, entende que esta é uma solução interessante para estes veículos, mas desde que a energia utilizada venha de fontes renováveis.
«Trata-se de um veículo que não faz poluição no local. Estamos a falar quer de poluição atmosférica, quer do próprio ruído. Mas, obviamente, ao ser abastecido por electricidade, actualmente, em Portugal, temos pouco mais de um terço da electricidade de origem renovável», recordou.
Este dirigente da Quercus lembrou, por isso, que «um investimento destes acaba por continuar a usar combustíveis fósseis a não ser que consigamos fazer uma séria aposta em termos de mais energias renováveis com o devido cuidado para que os investimentos não causem impactos ambientais indesejáveis».

Portugal vai assim tornar-se num dos primeiros países a receber estes veículos eléctricos, movidos a baterias de iões de lítio e construídos a partir do zero, a seguir a Israel e à Dinamarca.

Jogos Olímpicos Pequim 2008

Missão apresentada no Museu do Oriente


A apresentação pública da Missão Portuguesa para os Jogos Olímpicos de Pequim, que arrancam dentro de precisamente um mês, decorreu ontem numa cerimónia realizada no Museu do Oriente, em Lisboa, onde o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, insistiu que esta será a delegação "maior e melhor de sempre".

A comitiva conta, neste momento, com 73 atletas qualificados em 17 modalidades e também vai contar com 60 oficiais - mas a comitiva pode crescer até ao final do mês, uma vez que ainda há hipótese de apuramento em três modalidades: atletismo, voleibol de praia e canoagem de pista.

Apesar de as delegações aos Jogos de Atlanta'96 e de Barcelona'92 terem sido as que mais atletas integravam em termos absolutos, a referência de Vicente Moura resulta do facto de, desta vez, Portugal não competir em modalidades colectivas e de todos os atletas que se vão deslocar a Pequim o fazerem na condição de qualificados, não havendo nenhum presente devido a convites, como aconteceu em anteriores edições.

"Há quatro anos que o COP tem trabalhado com muita vontade, muito rigor e muita aplicação para programar os Jogos Olímpicos de Pequim", referiu Vicente Moura, que agradeceu o apoio financeiro e institucional do governo, salientando que "tudo tem corrido bem" nos aspectos administrativo e desportivo, uma vez que o financiamento das Federações e pagamento das bolsas a atletas e treinadores foi sempre feito atempadamente e não tem havido críticas. "Tudo fizemos para que os atletas façam o melhor que podem. Estou convicto de que teremos os melhores resultados de sempre, mas estou certo que vamos honrar Portugal", concluiu o líder do COP.

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que tutela o Desporto, transmitiu também "uma mensagem de confiança" aos atletas, mas sublinhou que "não é uma questão de confiança nas medalhas". "Ninguém está aqui para exigir resultados e medalhas. É confiança sobretudo em vós e no trabalho que fizeram todos os dias", disse o governante, sublinhando a "diversidade e qualidade" dos atletas que compõem a Missão Portuguesa.

In: www.record.pt

domingo, 6 de julho de 2008

Dia Mundial ....

Dia Mundial da Cooperação



sábado, 5 de julho de 2008

Para 2 amigos...

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
In:Florbela Espanca

Sem Comentários

Apito Final: Conselho de Justiça confirma despromoção do Boavista e mantém suspensão a Pinto da Costa

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou hoje a despromoção do Boavista à Liga de Honra e manteve a suspensão de dois anos a Pinto da Costa, no âmbito do processo Apito Final.

Apesar de o presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, ter encerrado a reunião às 18:00 de sexta-feira, os restantes cinco conselheiros prosseguiram-na sem a presença do presidente e do "vice" Elísio Amorim e confirmaram as decisões da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Reunidos sem Gonçalves Pereira e Elísio Amorim durante perto de sete horas, o CJ negou provimento aos requerimentos para a anulação das sentenças da CD da Liga de clubes, que puniu a 09 de Maio o Boavista por três actos de coacção sobre árbitros e o presidente do FC Porto por duas tentativas de corrupção.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia Mundial ....

Dia das Bibliotecas


No dia 01 de Julho comemora-se o Dia das Bibliotecas. Já em tempos antigos, havia a preocupação de fundar Bibliotecas para guardar os livros e manuscritos de forma a que todos tivessem acesso ao conhecimento por eles transmitidos.a Biblioteca é um lugar de leitura, de aquisição de conhecimento, mas também pode ser um lugar de divertimento.


Frequenta a Biblioteca da tua escola ou da tua zona.